Degustação Tropical Stout – Home Brew Club

A Tropical Stout é um estilo de cerveja que combina elementos das tradicionais stouts com características tropicais distintas. De acordo com o Beer Judge Certification Program (BJCP), este estilo é marcado por uma forte presença de maltes escuros, que oferecem notas de café, chocolate e tostado. No entanto, ao contrário das stouts mais secas e amargas, as tropicais tendem a ser mais doces e frutadas, com sugestões de frutas tropicais como banana, manga ou coco. Essas características são alcançadas através do uso de leveduras específicas, muitas vezes associadas a estilos de cerveja mais leves, bem como a adição de açúcares fermentáveis. O resultado é uma cerveja escura e encorpada, com um sabor complexo que equilibra o amargor dos maltes torrados com a doçura frutada, criando uma experiência sensorial única e refrescante.

Nesse ciclo a melhor receita de Tropical Stout: foi do cervejeiro:
Gallina’s Beer (SJ Rio Preto/SP) cervejeiro Gustavo Gallina

Me chamo Gustavo Gallina, tenho 39 anos e atualmente trabalho como escrevente técnico judiciário.

Fui apresentado às cervejas especiais no início de 2018 e em menos de 6 meses já estava estudando os processos de produção em casa, já em novembro de 2018 fiz o curso do Beco do Malte de produção e no mesmo dia fiz minha primeira brassagem.

Quando foi sorteado a Tropical Stout já começou o desafio pra mim, ainda não havia brassado nenhuma cerveja escura e tive que sair da minha zona de conforto e me empenhar para estudar sobre o estilo, para isso usei o protocolo de elaboração de receitas do Jamal, fiz uma análise do BJCP e estudei algumas receitas para decidir os maltes que iria usar e as proporções, como o estilo pedia um açúcar regional optei por usar a rapadura, dissolvendo ela em água e fervendo por um tempo para intensificar aromas e sabor, optei também em fazer um Cold Brew com a cevada torrada diminuindo a chance de adstringência que o malte torrado pode trazer durante o mash. Como nem tudo são flores durante o processo, escolhi um rampa muito alta para a mostura e com isso a fermentação parou no meio no caminho e precisei adicionar enzimas para que a fermentação finalizasse o que atrapalhou a retenção de espuma, como sempre cada nova brassagem aprendemos uma lição.

Obrigado Home Brew Club por essa iniciativa que nos desafia sempre a melhorar como cervejeiros!

Sobre o Home Brew Club

Qualquer cervejeiro caseiro pode participar, a cada ciclo um novo estilo (BJCP) é sorteado aleatoriamente, então os cervejeiros inscritos realizam a produção de uma mesma receita, colocando em pratica todo o seu conhecimento e experiência, ao final todos cervejeiros participam de uma degustação para realizar uma avaliação a cega das amostrar e eleger as 3 melhores do ciclo.

Já estamos com as inscrições abertas para o novo ciclo do Home Brew Club, clique no link abaixo e aceite o desafio!

Recomende aos seus amigos e nos siga nas redes sociais

Nenhuma comentário ainda

Deixe um comentário