Como montar combinação de lúpulos na receita

De vez em quando rola aquela dúvida de como escolher a melhor combinação de lúpulo ao montar uma receita?

O Blend de lúpulos pode dar personalidade e tornar sua criação única, e uma boa escolha irá levar em consideração os aspectos semelhantes e diferentes de cada lúpulo. Isso porque a escolha de cada variedade deve ter o objetivo de otimizar e compor o perfil sensorial junto aos outros ingredientes.

O lúpulo é insumo relativamente de alto custo, isso quer dizer que a má escolha de blends pode desperdiçar dinheiro, sem um bom planejamento.

Para selecionar o blend que mais atenderá às suas expectativas, primeiramente deve-se analisar o perfil de cada variedade de lúpulo, para então fazer a combinação. E como fazer isso?

Chá de lúpulo
Escolha o lúpulo a ser analisado, dissolva dois pellets para um copo de água de aproximadamente 200ml e espere pelo menos 30 minutos em temperatura ambiente.

Então você pode avaliar o aroma e perceber quais notas são mais proeminentes, não é necessário provar, pois no paladar será completamente amargo sem necessariamente identificar o perfil.

Depois de avaliar cada variedade que irá ser testada individualmente, você pode iniciar a arriscar combinações misturando pequenas quantidades de cada solução de lúpulo e avaliar a interação entre cada tipo. Pode juntar dois a três tipos.

E para essa avaliação, você pode levar em conta os conceitos mais básicos de culinária, que considera interações por semelhança, contraste e corte.

Por vezes, uma variedade pode inclusive intensificar ou mascarar alguma característica do outro lúpulo, então pode dar certo ou não. Por isso é importante realizar os testes.

Essa é uma técnica muito utilizada em cervejaria e funciona muito bem para planejar uma receita e planejar o que se espera de uma nova cerveja.

Busque variedades que complementam a outra, como combinar notas frutadas e florais, cítricas com amadeiradas, a sua criatividade e o resultado esperado irão guiar para o melhor perfil de blends.

Depois de identificar o melhor blend com a proporção desejada, é hora de aplicar na receita e depois de pronta verificar se ficou como esperado. É uma questão de prática e teste, pois a cada blend você poderá entender o que esperar no final do processo.

Tem uma live que o professor Matheus Aredes fez com esse assunto, ele discute mais sobre alguns perfis de lúpulo, dá uma olhada aqui.

Recomende aos seus amigos e nos siga nas redes sociais

Nenhuma comentário ainda

Deixe um comentário